eventos

Innovating e-Learning online conference 2009

31 Jul , 2009  

Não perca a oportunidade de participar neste evento online dedicado ao e-learning, e que decorre entre 24 a 27 de Novembro de 2009. A inscrição custa 59€.

“Themes for Innovating e-Learning 2009 reflect the challenges facing further and higher education in the 21st century and explore the increased options offered by technology for meeting those challenges.”

Página do evento: http://www.jisc.ac.uk/whatwedo/programmes/elearningpedagogy/elpconference09.aspx

, , ,

ferramentas

Pode o YouTube ser uma ferramenta de autor?

30 Jul , 2009  

Choose a different ending – você decide se vive ou morre!

“Choose a diffrente ending” é uma sequência de vídeos em que o espectador escolhe o seu percurso (que pode bem ser de aprendizagem) e determina o rumo da história. Isto é feito recorrendo a uma das funcionalidades disponibilizada por o YouTube de que já falei aqui, e que permite adicionar anotações a vídeos. Este projecto revela um interessante uso do YouTube para e-learning e, neste caso concreto,  em formação comportamental.

, , , ,

e-learning

Tutor versus Professor

27 Jul , 2009  

Quais as diferenças entre as funções do professor e do tutor?

O e-learning difere do ensino presencial, exigindo que o professor se torne num tutor. Seguidamente, sistematizam-se algumas diferenças entre estes papéis.

As Funções do Professor e do Tutor
Educação presencial Educação a distância
Conduzida pelo professor Acompanhada pelo tutor
Processo centrado no professor Processo centrado no aluno
Atendimento, pelo professor, nos rígidos horários de orientação e sala de aula Atendimento pelo tutor, com flexíveis horários,
lugares distintos e meios diversos
Elaboração, controle e correção das avaliações pelo professor Avaliação de acordo com parâmetros definidos em comum acordo, pelo tutor e pelo aluno
Contato face a face entre professor e aluno Múltiplas formas de contato, incluída a ocasional face a face
Ritmo ditado pelo professor Ritmo determinado pelo aluno dentro de seus próprios parâmetros

Leia mais sobre o papel do tutor na educação a distância em O PAPEL DA TUTORIA EM AMBIENTES DE EAD (PDF), de Liliana Dias Machado e Elian de Castro Machado

, ,

desenvolvimento de conteúdos e-learning

#3 – Usar texto e imagens

21 Jul , 2009  

Aprende-se melhor quando se combinam palavras e imagens do que somente palavras.

aqui sublinhei que combinar texto e imagem favorece a aprendizagem (e por imagens entenda-se também vídeos e animações).  É isso que enuncia o princípio multimédia (Mayer, 2001),  segundo o qual se aprende melhor quando se combinam palavras e imagens do que somente palavras. É que para além de nos lembrarmos de 10% do que lemos por comparação com os 50% do que vemos e ouvimos, a percentagem de informação retida aumenta significativamente quando o processo de transmissão da informação conjuga simultaneamente o oral e visual do que somente visual (após 3 dias passa de 20% para 65% passado 3 dias).

Conclusão: os conteúdos devem estimular mais do que um sentido, para que os formandos se envolvam mais activamente e obtenham melhores resultados de aprendizagem.

Para saber mais sobre o princípio multimédia:

, , ,

recursos

Mi vida loca –um exemplo de curso de e-learning a seguir

18 Jul , 2009  

mi_vida_loca

Vale a pena ver o Mi vida loca, um curso multimédia de Espanhol lançado pela BBC e disponível gratuitamente, pois apresenta as algumas das características de um curso de e-learning bem conseguido More…

, , , ,

recursos

Onde pesquisar recursos pedagógicos online

17 Jul , 2009  

A Internet disponibiliza um manancial riquíssimo de recursos que podem ser usados para enriquecer os conteúdos usados em formação. Como muitas vezes os meus formandos me solicitam algumas dicas de sites, acabei por fazer uma lista aque agora partilho aqui: More…

, , , ,

eventos,ferramentas,recursos

eXelearning – uma ferramenta de autoria para eLearning

3 Jul , 2009  

Aqui ficam os slides da minha apresentação soobre eXelearning no Workshop – Plataformas e Ferramentas de Suporte à Formação e ao elearning, a 2 de Julho, no IEFP/CNQF.
View more documents from svfernandes.

, , , , ,

eventos

Workshop – Plataformas e Ferramentas de Suporte à Formação e ao elearning

1 Jul , 2009  

O IEFP/CNQF vai realizar nos dias 2 e 3 de Julho o Workshop – Plataformas e Ferramentas de Suporte à Formação e ao elearning, no IEFP Rua de Xabregas, nº 52, em Lisboa. Este evento visa divulgar algumas Plataformas e Ferramentas de Suporte ao eLearning, como o eXelearning, GIMP, ReadyGo Web Course Builder, Moodle, Dokeos, etc.

Terei o prazer de participar, apresentando a ferramenta de autor eXelearning.

Pode ver o programa do seminário em http://elearning.cnqf.org/

, , , , ,

e-learning

GCompris- ferramenta open source que ajuda a ensinar

1 Jul , 2009  

O GCompris é um programa educativo gratuito (open source) e disponível em português com mais de 100 actividades pedagógicas para crianças dos 2 aos 10 anos em áreas como a álgebra, ciência e geografia, além de diversos jogos. Possui actividades nos seguintes domínios:

-  descoberta do computador: teclado; ratos; os movimentos do rato;…
-  matemática: revisão da tabuada; contagens; tabuada de dupla entrada; simetria;…
-  ciências: a electricidade; a comporta; o ciclo da água; o submarino;…
-  geografia: colocar os países sobre um mapa
-  jogos: quebra-cabeças, xadrez, memória,…
-  leitura: práticas de leitura
-  outro: leitura da hora; pinturas famosas sob a forma de puzzle; desenho vectorial;…

Este programa é distribuído sob a licença GPL e é um software oficial do projecto GNU e funciona com GNU/Linux, MacOSX, Windows e outras versões do Unix.

Pode visualizar as capturas de ecrã para o conjunto das actividades propostas no Gcompris http://gcompris.net/-Copia-d-ecra-

, ,