e-learning

Como se tornar um e-tutor

21 Set , 2009  

Pretende tornar-se um e-tutor? Eis algumas sugestões para ser bem sucedido.

online tutor

  • crie múltiplos espaços de trabalho, interacção e socialização: use email, fórum, instant messaging (msn messenger; skype, etc.). Esteja sempre presente para os formandos. Eles terão preferências (uns gostam ou estão mais habituados ao messenger, outros preferem reflectir nos fóruns, outros gostam do e-mail e não se sentem à vontade em fóruns ou tem um horário de trabalho que não permite encontros de chat). O importante é cruzar-se com os seus formandos, chegar a todos eles e manter a comunicação viva e diária, se possível. Isto não inviabiliza a existência de canais de comunicação pré-definidos e com horários estabelecidos. Seja flexível. Essa é uma das vantagens do e-learning.
  • conheça seus formandos: como não podermos interagir face-a-face, há que recolher o máximo de informação sobre eles, para podermos estabelecer uma comunicação relevante. Em contextos b-learning procuro iniciar a formação com uma sessão presencial, dedicada a conhecê-los e às suas expectativas. Quando tal não é possível, a alternativa pode ser criar um exercício a distância para promover este conhecimento. No livro 75 e-learning activities existem propostas interessantes de actividades para este propósito.
  • conheça o ambiente online: é eteja previamente familiarizado com a plataforma ou ferramentas que vão suportar o trabalho a distânciapara conseguir tirar o melhor proveito das funcionalidades existentes , mas também para apoiar os formandos na resolução de problemas técnicos. Esta aprendizagem deve ser feita antes de começar o curso pois quando este decorre há que ter o máximo de disponibilidade para alimentar a dinâmica online do curso (interagir com os formandos, dar feedback às actividades, etc.).
  • defina as regras para as aulas online: deve haver flexibilidade, sobretudo quando se tratam de formandos adultos com compromissos familiares e profissionais, mas há que deixar bem claro como é que as coisas vão funcionar. A distância é ainda mais fácil gerarem-se equívocos.

Para quem deseja explorar mais este tema aqui fica uma referência a um livro disponível gratuitamente online: 834 Tips for Successful Online Instruction, da elearning Guild

, , ,


Deixar uma resposta