desenvolvimento de conteúdos e-learning,ferramentas,recursos

#12 – Envolva os formandos nas acções de formação

10 Mar , 2011  

Na divulgação de programas de formação foque a acção e não o conhecimento.

A ausência de percepção do valor/relevância da formação é um dos principais desafios a ultrapassar quando se trata de aumentar o envolvimento dos formandos na aprendizagem e obter um maior retorno do investimento realizado na formação.

Neste sentido, uma dica do Learning and Skills Group Webinar, dedicado ao tema “Six ways to ensure engagement with your learning programme”, foi a necessidade de comunicar o valor dos programas de formação na linguagem dos formandos, uma linguagem focada na acção.

Usar uma linguagem focada nos resultados, na acção

Em vez de uma linguagem focada no conhecimento (geralmente usada pelos desenvolvedores e técnicos de formação), opte por uma linguagem focada na acção. Frases como “Os formandos irão saber mais sobre…”, “Os formandos irão compreender porque … ou “Esta formação aborda questões como…” deverão dar lugar a expressões focadas nas reais necessidades com que os formandos se confrontam profissionalmente: “Eu pretendo atingir os meus objectivos”, “Eu preciso de vender mais produtos, “Eu preciso de liderar melhor a minha equipa.”

Porquê aumentar o envolvimento dos formandos

Aumentar o envolvimento e entusiasmo dos colaboradores nas acções de formação – levá-los a realmente a aprender – é particularmente relevante para que as organizações consigam maximizar o investimento realizado em programas de formação. Do sucesso destes programas dependem melhorias em áreas tão relevantes como atendimento ao cliente, conhecimento sobre novos produtos, adoptação a normas de qualidade ou segurança, diminuição de erros de produção ou acidentes de trabalho, etc.

Mais dicas

Foram também sugeridas outras técnicas de marketing para aumentar o envolvimento como divulgar frequentemente os resultados positivos da formação, premiar os formandos que concluem com sucesso, distribuir brindes aos colaboradores que aderem à formação, etc.

Saber mais sobre este webinar

Este webinar teve como oradora Maria van Vlodrop (General Manager, CERTPOINT Systems, Europe), que abordou de um modo muito prático estratégias para aumentar o envolvimento com os programas de formação, tanto de formandos como de outros stakeholders envolvidos nos projectos de formação. Foi apresentada uma estratégia de seis passos para promover o envolvimento com os programas de formação, Quem quiser aprofundar mais esta temática pode fazer download do documento Six Steps To e-Learning Engagement And Boosting The Value Of Your LMS em http://www.certpointsystems.com/resources/white-paper.html.


Deixar uma resposta