e-learning

Vantagens de cursos e-learning mais curtos

22 Jul , 2011  

Podem aumentar a procura, por facilitar a compatibilização da formação com o trabalho, oferecer programas mais flexíveis que vão de encontro a necessidades diferenciadas, com propinas mais em conta.

O desenvolvimento de cursos mais curtos e totalmente em e-learning é a mais recente aposta do departamento onde trabalho – Unidade de Inovação Pedagógica, do Instituto Nacional de Administração (INA).
Até agora eram privilegiados cursos em blended-learning, com cerca de 3 dias presenciais, num total de 100 horas de formação. Este tem vindo a ser substituído por cursos mais curtos (30 horas), sem sessões presenciais. A interacção síncrona é através de audioconferências.

No desenvolvimento destes cursos aposta-se na reutilização de objectos de aprendizagem. Quando há necessidade de desenvolver novos conteúdos, recorremos sobretudo a vídeos onde os formadores apresentam suncitamente ideias-chave a apreender, que depois podem ser complementadas com leituras.

O primeiro curso deste novo modelo que desenvolvi obteve uma avaliação muito satisfatória dos formandos, que realçaram as vantagens do modelo:  O e-learning é uma solução mais económica para os formandos permite a frequência de formações de qualidade como são as do INA; Consigo gerir bastante melhor o meu tempo e o tempo que poupo em possíveis deslocações, transfiro-o para o estudo e reflexão que nos é exigido.

Pode ler mais testemunhos nesta página do site do e-learning do INA.

 

, ,


Deixar uma resposta